Sabemos que um restaurante possui muitos processos para que ocorra um bom funcionamento do estabelecimento. E que, como em qualquer tipo de negócio, contratar um sistema de gestão de restaurantes ajuda a gerir com mais eficiência.

Quem gerencia um estabelecimento sabe o quanto é difícil cuidar de todos os detalhes do negócio: controle de caixa, pedidos, documentos fiscais, estoques controle de entregas, fornecedores, funcionários, clientes e por aí vai.

Com tantas coisas para de preocupar é comum que os profissionais precisem de ajuda, principalmente se for para automatizar atividades.

Neste artigo você vai entender a importância e como funciona um sistema de gestão para restaurantes.

 

Por que os sistemas de gestão são importantes para os restaurantes?

Pequenos erros, dores de cabeça, processos embaraçosos podem levar a empresa a um desgaste contínuo, que pode comprometer o funcionamento do restaurante. Além disso quem nunca se deparou com clientes insatisfeitos, impacientes e reclamações por falhas de gestão.

 

Automação de etapas

A automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam diversas tarefas e atividades. Dentro de um restaurante a automação pode poupar o tempo dos funcionários e oferecer uma experiência diferente para setores que por conta de trabalhos manuais, acabam não tendo 100% de aproveitamento da sua produtividade.

Imagine que um restaurante realize entregas e atenda presencialmente, os pedidos estão chegando e é preciso atender os clientes e anotar cada um deles. Além isso ainda é preciso realizar o cadastro de cada um dos consumidores, controlar o estoque, monitorar cozinha, entregas e salão. Esses trabalhos demandam muito tempo.

A tecnologia possibilita que esse serviço seja realizado em um tempo menor e carecem de menos esforços otimizando o tempo e aumentando a eficiência.

 

Qualidade e produtividade

Um sistema de gestão impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos e na produtividade dos funcionários. O auxílio da tecnologia traz ferramentas que mostram detalhes que por muitas vezes podem passar despercebidos e merecem a devida atenção, dessa forma, alguns pontos podem ser ajustados e a dedicação aumenta.

A diminuição de erros por parte do sistema de gerenciamento pode gerar uma redução de custos, benefício direto para o seu restaurante, lanchonete e similares.

Confira algumas funcionalidades mais importantes que um sistema de gerenciamento deve ter:

  • Comanda eletrônica;
  • Fluxo de caixa;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Controle de estoque;
  • Ficha técnica de produtos;
  • Integração com apps;
  • Financeiro.

Essas funcionalidades são essenciais para que todas as áreas do setor estejam automatizadas e conversem entre si.

No entanto, é valido observar todas as funcionalidades do sistema para que você não saia no prejuízo, pois existem soluções que podem trazer mais dores de cabeça. Pesquise e estude para escolher a melhor solução e que se adapte as necessidades do seu estabelecimento.