Existem erros comuns cometidos todos os dias por empresários do segmento de alimentação, assim como restaurantes que fecham as suas portas. Isso acontece por uma junção de ações erradas, repetições do erro e falta de gestão.

Essa é realidade de muitos restaurantes que muitas vezes se veem com salão vazio e nenhum lucro. Mas por que isso acontece?

Ter vantagem competitiva no mercado é um desafio constante, dessa forma quem não possui um diferencial acaba ficando para trás.

Por este motivo é importante que donos de restaurantes estejam atentos ao mercado. Pensando nisso, listamos alguns erros podem estar acontecendo no seu restaurante para que você corrija e aumente o faturamento.

 

3 erros comuns que os donos de restaurantes devem evitar:

Falta de controle de estoque

O estoque é um ponto muito importante para os estabelecimentos alimentícios.  Se há uma boa gestão de estoque outros fatores também caminham de forma organizada, caso contrário, a desordem pode prejudicar o todo.

Controlar a quantidade de mercadoria a ser comprada é uma tarefa complexa e que necessita de planejamento, organização e gestão.

Comprar produtos em excesso resulta em desperdício de mercadoria e consequentemente prejuízo financeiro. Já a compra de poucos produtos, assim como a falta deles, pode gerar perdas de clientes por não atender seu pedido, afetando a lucratividade e a fidelidade.

Para evitar este tipo de problema é recomendado que se faça uma análise do fluxo de vendas e busque trabalhar com o estoque de acordo com a análise. Outro fator que pode ajudar é investir em sistemas que fazem esse trabalho de forma automatizada, auxiliando em todos os pontos a serem observados que podem passar despercebidos no papel e caneta.

 

Falta de Gestão financeira

Apesar de ser um dos pilares principais para manter qualquer negócio de pé, há empresários que não fazem gestão financeira. E isso pode acontecer por muitos motivos. Porém, a preocupação é quando as contas chegam.

Um dos motivos que impedem essa gestão eficiente são a falta de ferramentas de gestão. Como controlar entrada e saída de mercadoria, caixa, funcionários e demais afazeres diários sem ter uma visão ampla e precisa do negócio?

A falta de gestão financeira é o que leva a maioria dos estabelecimentos a falência, pois, se o financeiro não está estruturado é quase impossível dominar as outras áreas e se manter firme.

O que pode ajudar nestes casos é separar um tempo para que seja estudado maneiras de fazer a gestão financeira de forma eficiente sem deixar informações para trás e controlar mensalmente este setor.

 

Ausência de Marketing e tecnologia

Como pensar nos negócios atuais sem que eles estejam presentes na internet ou trabalhem ao menos sem um computador? Fica ainda mais evidente a necessidade quando falamos de negócios de sucesso.

Tudo que envolve tecnologia por si só está à frente. Mas é necessário ir além do que criar uma página ou usar planilhas. Melhorar os processos através dos benefícios que a tecnologia tem é o segredo para se manter atualizado e obter vantagens.

Um sistema de gerenciamento completo, por exemplo, traz vantagens a todo o estabelecimento. Desde a cozinha até o pedido que o garçom atende. Um restaurante que possui sistema de comanda eletrônica, sai a frente de um lugar que anota os pedidos no papel e que tem uma dinâmica demorada e sem graça.

Entre outras muitas funcionalidades como cardápio digital, forma de pagamento, sistema delivery que podem ajudar na praticidade, produtividade e modernização do ambiente. Neste sentido, o marketing exerce o papel de chegar até o consumidor certo, com a linguagem correta para atrair o público.

Empresas que demoram para aderir estes formatos já possuem desvantagem e agregam um ponto a mais para fechar as portas.

Vimos então que os principais erros podem ser evitados e com soluções atrativas que podem levar um estabelecimento da falência ao sucesso.