O seu time de garçons é um dos principais canais entre a imagem da sua empresa e o seu público, ele é essencial para criar uma conexão. Mas, como fazer isso com excelência para gerar bons resultados?

Vamos a seguir conferir algumas dicas de como melhorar este setor e como trazer as melhores experiências para os clientes.

Antes de tudo, sabemos que para ter uma experiência completa é necessário manter um bom funcionamento de todos os setores, desde a administração à cozinha, contudo, o bom atendimento do garçom é como ‘cereja do bolo’.

E vale ainda ressaltar que, se a sua escolha é prezar pelo trabalho manual de atendimento, ele deve ser bem feito, pois o autoatendimento online também possui seus benefícios. E não há nada de errado em manter o atendimento dos garçons, porém ele deve ser páreo para com os demais meios.

Bom, agora vamos aos pontos principais para que seu time faça um bom trabalho.


Cordialidade como característica marcante

Quem não gosta de ser tratado bem? Aliás, é o mínimo que esperamos do nosso próximo e quando se trata de servir alguém está educação vai além. O famoso ‘bom dia’, ‘boa tarde’ e ‘boa noite’ é obrigatório no atendimento. Ser sempre receptivo, atencioso, desde a anotação do pedido, a ordenação dos pratos e talheres na mesa a finalização do atendimento é também obrigatório. Para que esse seja um habito é legal criar um padrão de atendimento, para que a pessoa seja atendida bem por todos os garçons.

Conhecimento dos produtos

É bem comum que clientes peçam descrição dos pratos, peçam dicas, tirem dúvidas de ingredientes, quantidades, sabores, combinações, etc. E o garçom deve estar por dentro de todos esses detalhes para agilizar o atendimento e fazer com que o cliente se interesse ainda mais pelas opções.

Garçom vendedor

Se o seu cliente pediu uma comida, você oferece a melhor bebida, se ele irá jantar, você oferece a sobremesa, se ele quer tomar vinho, você recomenda o melhor vinho, se ele está de dieta, você oferece as melhores saladas e assim por diante. E dessa forma que o restaurante pode elevar o ticket médio. É interessante já deixar pré-montado opções que são rentáveis e gostosas.

Treinamentos frequentes

Inclua treinamentos de rotina sempre que possível, para ensinar o básico, para que todos saibam como se trabalha em um restaurante.

Segurança, limpeza (principalmente na pandemia) atendimento de mesa, organização de sala técnicas de venda, entre outros setores que incluam seus produtos e serviços.

Além disso, incentive e tente proporcionar oportunidades para que seus funcionários e faça com que estes materiais estejam sempre frescos na memória do garçom.

Gostou das nossas dicas? Fique sempre ligado em nosso blog para ler mais conteúdos. E lembre-se, o garçom é quem fica com o seu cliente do começo ao fim, as vezes até mais que o proprietário, então procure oferecer o melhor atendimento.