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Dicas de como otimizar o seu cardápio

O cardápio já não é mais apenas uma lista de produtos com preços, entregues na mão do cliente. Ele mudou o design e o formato, dependendo de cada segmento.

Não é segredo que a apresentação de um cardápio é de grande importância para o ramo de alimentação. Ele serve como uma vitrine que expõe seus pratos.

É por meio do seu cardápio que os clientes vão conhecer todos os seus pratos, bebidas e toda variedade de produtos. É a partir disso que ele fará seu pedido e escolherá o que irá comer.

Vamos citar aqui alguns pontos importantes para que você fique atento quanto ao seu cardápio, sem deixar a desejar e de forma que venda mais.

Deixe as categorias separadas
Organizar o cardápio por categoria ajuda na leitura e facilita para que o cliente encontre com mais facilidade o que ele precisa. Parece algo simples, mas quando o cliente entende o cardápio ele se sente mais confortável para pedir sua comida.

Escolha o design correto
O design correto faz toda a diferença no cardápio, por isso é importante trabalhar todos os elementos de forma harmoniosa, deixando as informações organizadas, guiando o olho do cliente ao que você deseja.

O design correto inclui fontes, formas geométricas, cores, espaço em branco, fotos, por isso é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada na criação de cardápios. Todos esses pontos podem elevar o desejo e satisfação do seu cliente.

Composição dos pratos
Ao definir todos os pratos que estarão no cardápio, tenha preparado também a descrição de cada um. É necessário deixar visível os ingredientes que compõe o prato, facilita a escolha do cliente e evita possível insatisfação.

Use a tecnologia
Já percebeu que as pessoas mesmo quando estão sentados à mesa do estabelecimento não deixam de mexer no celular?

Por que então, não utilizar toda essa atenção para você? Uma ótima ideia é investir em cardápios digitais para restaurante.

Muitos estabelecimentos estão disponibilizando seus cardápios em tablets ou meios para que acessem dos seus próprios celulares. Esse diferencial faz com que ele, ao se voltar para o dispositivo mobile, esteja ainda mais envolvido pelo que seu restaurante oferece.

Viu como um cardápio de restaurante pode contribuir para o sucesso de seu estabelecimento? Se atente a todos os detalhes e boas vendas

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Dicas de como melhorar o seu delivery

As estratégias online e offline quando o assunto é delivery são mais que necessárias no momento que estamos vivendo. Afinal, o delivery se tornou o melhor formato para vender durante a pandemia e esse hábito irá prevalecer por muito tempo.

Para atender no trabalho, em casa ou durante reuniões temos sempre, à nossa disposição, diversas opções de restaurantes com apenas alguns cliques. Somos consumidores que normalmente nos adaptamos rapidamente às facilidades.

Se você tem um restaurante e ainda não pensou em atender online, o momento é agora. Se você já está no mundo digital e busca estar sempre presente quem procura uma boa refeição via delivery, as dicas que separamos são essenciais para sua estratégia.

Marque presença nas redes sociais

Esse primeiro ponto para que você crie uma relação com seus clientes. Para isso você tem que se tornar um referencial para que seus consumidores em potencial o encontrem com informações relevantes sobre seus serviços e produtos.

Mas como existem diversas redes sociais para divulgar, você precisará entender qual faz mais sentido para o seu estabelecimento na hora de oferecer e divulgar seus produtos. No geral ampliar sua comunicação através dos stories, compartilhar seu cardápio, abordar as vantagens que oferece em relação à concorrência, depoimentos no feed. Você pode criar vídeos mostrando o preparo de cada prato, entre outras inúmeras ações. Tudo isso para engajar seus consumidores.

Estruture seu sistema interno para atender a demanda

Não adianta marcar presença nas redes e apps de entrega se você não estruturar a sua equipe interna para atender com eficiência todos esses canais. É importante estabelecer por onde você aceitará os pedidos, sem deixar nenhum cliente em dúvida se o pedido está em produção ou não. É importante, se possível, ter alguém à disposição para responder às mensagens e comentários sobre dúvidas.

Coloque fotos e descrições dos pratos nos canais

Um cardápio que vende deve conquistar os clientes pelos olhos e imaginação. Por isso, tire boas fotos e coloque detalhes na descrição que chamem atenção para os seus produtos, além de detalhar quais são os ingredientes. Essa é uma ótima tática para despertar o apetite do cliente além de evitar que ele faça muitas perguntas.

Inclua a tecnologia no seu negócio

Para ajudar a organizar processos e ter mais organização e agilidade as tecnologias como software de gestão de estabelecimentos são uma ótima opção.

Eles podem auxiliar na fila de pedidos, no gerenciamento de entregas e clientes, ter mais organização de mesas e comandas.

Gostou das nossas dicas de estratégias para delivery? Esperamos ter ajudado e caso tenha mais dicas, poste nos comentários para ajudar também outras pessoas.

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Dicas para retomada segura do seu restaurante

Entre tanta indecisão, abre e fecha de atendimento presencial, os bares, restaurantes, lanchonetes sofrem por não poderem receber seus clientes no estabelecimento.

Desde o começo da pandemia esse setor passou por uma grande adaptação, o que já exigiu aprendizado e dedicação. No momento que vivemos, novas fases da pandemia chegaram para algumas cidades do Brasil e o fato que um dia a reabertura presencial será uma realidade para todos (assim esperamos).

E mesmo que o cenário ainda seja incerto, é necessário estar preparado e com as estratégias traçadas, além de preparar o seu público para que estejam cientes das suas ações e posicionamento em um momento de reabertura.

Algumas pessoas se sentem ainda inseguras para quebrar o isolamento social, outras desejam ansiosamente finalmente sair de casa e para ambas tomar os cuidados é necessário. Tanto como cuidado com a doença, como atrair clientes para faturar.

Por isso, reunimos aqui algumas orientações e protocolos para retomada de atividades para Bares e Restaurantes com segurança.

Cardápios

Ofereça cardápios em outras formas, como online com acesso por QR Code. Esse formato evita o contato humano, com objetos e ainda diminui a circulação de pessoas pelo ambiente. Se você ainda não está adepto a tecnologia uma opção é plastificar o cardápio para que seja possível fazer a higienização.

Higienização do ambiente

Esse fator é um dos primordiais para oferecer segurança e prevenção. Faça a limpeza do banheiro com maior frequência, assim como de maçanetas, corre mão, interruptores e torneiras. Evite oferecer toalhas de tecidos e se você oferecer ela deve ser trocada a cada cliente. Outra dica é plastificar as mesas e não usar toalhas de mesa ou guardanapos, assim a higienização é mais fácil e ágil.

Máquina de cartão

Aqui o contato com as mãos é muito grande, o que pode ser um perigo. O que se pode fazer é plastificar a máquina para facilitar a limpeza e evitar contágio. Além disso, apesar da tecnologia já ser bastante utilizada, muitos não se acostuma usar o cartão com a função de aproximação, se a sua equipe não tem esse hábito é bom adéque-los para esse formato.

Funcionário fiscalizador

Uma prática útil é designar um funcionário para ficar responsável em analisar se todos os protocolos estão sendo seguidos, além de recepcionar e orientar clientes que chegam sobre as medidas de segurança.

Ações do cliente para maior segurança
• Checar as práticas de prevenção de bares e restaurantes antes de ir aos locais
• Os protocolos devem incluir uso obrigatório de máscara entre funcionários e clientes quando não estão comendo ou bebendo
• Verificar se há área externa e optar por essa alternativa, se possível
• Informar-se se é respeitada a distância mínima de dois metros entre as mesas
• Evitar horários de maior movimento
• Dê preferência a locais com menu online ou via app, porque isso torna os pedidos mais rápidos e seguros
• Siga e respeite rigorosamente todos os protocolos.

Cuidados dos funcionários
• A equipe deve ser orientada a lavar as mãos na chegada ao trabalho e ao longo do expediente. Deve ser uma rotina contínua
• É essencial falar sobre a correta utilização da máscara e garantir que todos usem a proteção de forma adequada
• Outra dica é pedir aos funcionários para que, se for possível, troquem a roupa e o calçado usados no caminho ao trabalho
• Os proprietários devem criar procedimentos para que os trabalhadores possam informar os supervisores sempre que tiverem algum sintoma ou em caso de doença. Nesses casos, eles devem ser afastados
• Colaboradores de grupos de riscos devem trabalhar em setores que não tenham contato direto com o público.

Seguido esses procedimentos você estará garantindo a saúde do seu restaurante e dos seus clientes. A confiança gerada neste momento pode ser o diferencial para atrair clientes. Boas vendas!

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Como manter suas vendas durante a pandemia?

A pandemia mudou de forma radical os hábitos e comportamentos de muitas pessoas, principalmente em relação ao trabalho. Um dos setores muito afetados foi o setor alimentício que sofreu com decretos que não permitem o atendimento presencial.

Dessa forma as vendas caíram de forma brusca, e quem não tinha estruturado o seu negócio de forma online e no delivery, sentiram ainda mais essa queda.
Vamos dar aqui algumas dicas de como manter as vendas do seu estabelecimento.

Diversifique a opção de entrega

As formas de entrega têm aumentado neste período, e é válido estar presente nos principais canais de entrega como Ifood, Uber Eats, Rappi e os demais que mudam conforme a localidade. Essa relação de entrega ainda pode ser estreitada pelas redes sociais e o WhatsApp. Os clientes gostam quando há mais de uma opção pois cada um tem maior acesso e facilidade com cada canal.

Divulgue de todas as formas e engaje seu público

De que adianta ter esses canais se as pessoas não sabem que ele existe? A divulgação é o propulsor do negócio, sem ela a sua mensagem não chega até o alvo. E se ela não chegar com a linguagem correta, será um trabalho em vão. Produza conteúdo que leve uma experiência legal mesmo de forma online já que não é possível de forma presencial.

Mostre sua humanidade

Momentos de crise são, também, momentos de vulnerabilidade. É impossível passar por um turbilhão como o novo coronavírus sem sofrer impacto algum na saúde mental. Por isso mesmo, é fundamental que as empresas saibam exercitar sua humanidade.

Comunicação empática e escuta ativa são grandes aliados de um processo de prospecção humanizado e personalizado.

São os pequenos detalhes e mudanças positivas que farão você vender, trabalhe com o que você tem em mãos e use esse momento para crescer. E, claro, como última e importante dica, invista na tecnologia!

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Como escolher um sistema de delivery para o meu restaurante?

Temos visto a palavra delivery estampada em diversos lugares, nas redes sociais, em estabelecimentos, na televisão. Decorrente do momento em que vivemos em 2021 isso é mais que comum.

Alguns restaurantes, lanchonetes, bares já trabalhavam com esse formato, mas a grande demanda por conta das portas fechadas necessitou de um sistema estruturado que atendesse com excelência os pedidos do delivery.

Quem prontamente buscou uma solução saiu na frente, comparado aqueles que não procuraram melhorar. E qual o resultado de um estabelecimento não preparado? Menos pedidos, menos faturamento.

Ninguém tem paciência para demora, para pedido trocado e até pedido que nem foi anotado! Por isso estamos aqui para dar algumas dicas para que você escolha um bom sistema de delivery e possa aumentar a eficiência do seu restaurante!

O que avaliar na hora de escolher um sistema para delivery?

 

Confira se o sistema é de fácil implementação
De nada adianta ter um sistema se ele é de difícil entendimento e irá dar mais trabalho ainda mais a frente.

Verifique as opções de gerenciamento dos pedidos
É possível atualizar as etapas em que o pedido está? Há possibilidade de visualizar todos os dados daquele pedido como forma de pagamento, prato escolhido e dados do cliente? Esses são pontos importantes para não se perder e acabar errando, como acontece muito. Sabe aquele sábado à noite quando você pede pizza de calabresa e chega um x-salada? Então!

Veja se há integração com aplicativos
Se você trabalha com mais aplicativos esse é uma ferramenta importante para que o controle de onde as suas vendas são feitas estejam no relatório e você entenda melhor seus canais. Aliás, sistemas que possuem relatórios agregam mais valor.

Cadastro de funcionários e clientes
Imagine todas as vezes que um cliente fizer um pedido você tenha que colocar todos os dados dele de entrega? Na correria isso pode atrapalhar. Uns bancos de dados com os dados dos clientes agregam em diversos pontos tanto na fidelização com ações como para agilidade do processo. E com os funcionários cadastrados você pode ter controle de quem será o responsável por aquela entrega.

Bom, se ainda resta dúvidas quanto utilizar ou não um sistema, pare para pensar como é fazer todos os esses itens acima manualmente e como seria feito com de forma automatizada.

O Onchef apresenta todos os benefícios acima citados atrelados a muitas outras funcionalidades que irão melhorar e muito a sua produtividade.

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Gestão financeira para restaurante

A gestão financeira para restaurante é o medidor da saúde do negócio, se tudo está organizado e planejado as coisas irão caminhar bem, mas caso algum ponto esteja com falhas, as consequências são desagradáveis.

Ter estratégias para a gestão financeira é o essencial na teoria, mas na prática nem todos os estabelecimentos conseguem se organizar por conta da rotina, correria, acumulo de funções e até falta de instruções.

Em momentos de crise, como na pandemia, o planejamento é ainda mais importante, sabendo que para muitos empreendedores o faturamento financeiro foi a área mais afetada.

Mas, se você deseja resultados positivos para o seu restaurante, é necessário começar a mudar alguns conceitos, se organizar e investir para deixar a gestão financeira do seu restaurante saudável.

O que é gestão financeira para restaurante?

Gestão financeira significa realizar atividades técnicas administrativas que incluem alguns pontos essenciais, como: planejar, analisar e controlar o financeiro completo do seu negócio.

Mas uma priorização errada nas atividades pode prejudicar e muito a gestão do restaurante, por isso a dedicação deve ser exclusiva para essa tarefa, apesar de complexa e com muitos fatores. E fica ainda mais difícil quando feita apenas manualmente ou sem organização de etapas, documentos, históricos entre outros elementos.

E outras atividades que envolvem todo andamento do restaurante também são de responsabilidade da gestão financeira, por exemplo o controle de entradas e saídas no fluxo de caixa, controle das contas a pagar e receber, controle de estoque, criação de metas e objetivos a serem atingidos.

Mas como melhorar a gestão financeira do meu restaurante?

Tenha um planejamento regular – é importante saber tudo o que acontece no restaurante, assim como ter previsões de algumas atividades que acontecerão. Além disso é necessário planejar estratégias para alavancar os negócios.

Levante as despesas e contas a pagar – com qual frequência você deixa isso de forma clara, visível e organizada? Se você não as organiza, como sabe as prioridades e como controla o caixa? Esse ponto é importante para que as contas estejam todas em dia.

Automatiza o máximo de tarefas – inovar é uma das chaves do crescimento e hoje, os softwares são uma ótima opção para quem deseja ter facilidade e produtividade. Eles atendem a muitas demandas que interferem diretamente na vida do empreendedor, dos funcionários e até dos clientes. Essa é a solução para muitas empresas que possuem uma gestão bem-feita e, consequentemente, mais sucesso.

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OnChef x iFood: a integração que você precisa agora está On

Recentemente trouxemos um conteúdo afirmando que “a produtividade do seu estabelecimento é uma consequência do bom atendimento”, pois, bem, um bom atendimento começa pela agilidade. Já viu alguém com fome ter paciência? A resposta é não. Então, seja rápido.

Além de oferecer um sistema mais prático com todo o suporte necessário para a organização do seu estabelecimento, agora o OnChef também está integrado ao iFood. Isso significa que você não precisará aceitar o pedido no iFood e reescrevê-lo no seu sistema. Essa integração traz muitas vantagens ao seu estabelecimento, reduzindo a possibilidade de erros, além de poupar tempo. Assim é possível um atendimento mais eficiente.

Em apenas um clique, os pedidos do iFood são aceitos, enviados para a cozinha e cadastrados no software. Com todas as informações que você precisa reunida em apenas um lugar com relatórios completos, você prestará um melhor atendimento e entenderá melhor o seu negócio.

COMUNICAMOS QUE: não temos nenhum tipo de vínculo com o iFood, este é apenas um artigo para auxiliar as empresas.

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A produtividade do seu estabelecimento é uma consequência do bom atendimento

O que você considera um bom atendimento ao cliente no caso do seu estabelecimento? Antes de responder, lembre-se do seguinte: seu público é imediatista, independentemente da idade. Sabe por quê? Pessoas com fome costumam ser impacientes, querem um atendimento rápido e qualidade no serviço oferecido.

Agora, volta no início deste texto e tenta separar os principais motivos que fazem o seu cliente voltar ao seu bar, ou pizzaria, ou lanchonete, ou restaurante, ou hamburgueria, ou temakeria, ou restaurante oriental… seja qual for o cardápio que você oferece, a dica de hoje vale para você.

Nem sempre o atendimento está perfeito, mas o produto vale a pena. Então, dá para esperar duas horas até ser atendido, né? É um ponto fortíssimo ter um produto aprovado pelos clientes, mas, poxa, não dá para melhorar o atendimento e ser completo? Claro que dá!

Essa melhora depende de uma série de modificações que podem ser feitas no seu estabelecimento. Se você ainda utiliza o bloquinho de notas para os garçons anotarem os pedidos, a demora do atendimento já começa aí. Com o sistema OnChef sua empresa fica on em todos os quesitos: atendimento, processo de produção, qualidade, pagamento, estoque e relatórios necessários para avaliar a gestão.

Okay, mas como posso ter mais produtividade com o sistema OnChef? Simples. Com o sistema On o garçom não precisa mais de bloquinho de notas, porque ele vai utilizar a comanda eletrônica. Através do aplicativo no celular ele envia o pedido da mesa direto para a cozinha. Sem letras complicadas para ler, sem confusão. A demanda é rápida! Não tem como errar o pedido do cliente e isso já é um ponto a mais para o atendimento. Outro benefício da comanda eletrônica que facilita – e muito – a hora do pagamento é o fato de o cliente saber o quanto ele consumiu, inclusive tem acesso ao tempo de permanência na mesa com tudo o que foi consumido até o momento. Isso, sim, é comodidade, agilidade e segurança ao cliente.

São situações práticas que tornam o trabalho dos garçons, cozinha e caixa uma linguagem só. Menos erros, menos frustrações aos clientes e mais credibilidade. E aí, a produtividade só cresce.

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Bar do Mirim aprova o OnChef: saiba como o sistema de gestão aumentou a produtividade do estabelecimento

O Bar do Mirim existe há 33 anos e sua história começou como uma pequena mercearia. De degrau em degrau, o estabelecimento conquistou clientes em Osvaldo Cruz atraídos pelo bom papo e cerveja gelada quando passou a ser um bar – daqueles com vendas de cervejas, bebidas quentes, torresmo e salsicha em conserva.
Desde sempre era escolhido como destino por pessoas que queriam uma boa bebida em um local bom para colocar a conversa em dia. De lá pra cá, a clientela foi aumentando. Atraídos pelo Bar do Mirim, os amantes do local acompanharam sua evolução. Do espaço ao cardápio, o Mirim não parou de crescer e é hoje um dos bares mais famosos em Osvaldo Cruz e região.

Com toda certeza o lema do Bar do Mirim é a novidade constante, sempre evoluindo e surpreendendo seu público. E foi entre as novas mudanças que o On Chef passou a integrar a praticidade deste estabelecimento.

Fluxo de Atendimento

É incrível se comparado um ante e depois do On Chef quanto aos cuidados da gestão do Bar do Mirim e de todos os processos utilizados por eles no atendimento, cada vez melhor, aos clientes.

Justo em um momento de pandemia, quando o Bar do Mirim retomou seu atendimento presencial, o serviço que o On Chef oferece caiu como uma luva, já que se pode dispensar o trabalho de garçons mesa a mesa. O próprio cliente faz o pedido e o aplicativo se encarrega de enviá-lo á cozinha. Lá o pedido é impresso e entra para a fila de produção. Sem dúvidas, agora o atendimento do Bar do Mirim ganha tempo e o cliente ganha tudo que precisa para um excelente atendimento e sem confusões, porque através do aplicativo On Chef ele tem acesso ao tempo que realizou o pedido, o valor total de seu consumo na mesa, há quanto tempo está no local e isso torna o conforto do cliente muito melhor.

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3 erros que podem levar seu restaurante a falência

Existem erros comuns cometidos todos os dias por empresários do segmento de alimentação, assim como restaurantes que fecham as suas portas. Isso acontece por uma junção de ações erradas, repetições do erro e falta de gestão.

Essa é realidade de muitos restaurantes que muitas vezes se veem com salão vazio e nenhum lucro. Mas por que isso acontece?

Ter vantagem competitiva no mercado é um desafio constante, dessa forma quem não possui um diferencial acaba ficando para trás.

Por este motivo é importante que donos de restaurantes estejam atentos ao mercado. Pensando nisso, listamos alguns erros podem estar acontecendo no seu restaurante para que você corrija e aumente o faturamento.

 

3 erros comuns que os donos de restaurantes devem evitar:

Falta de controle de estoque

O estoque é um ponto muito importante para os estabelecimentos alimentícios.  Se há uma boa gestão de estoque outros fatores também caminham de forma organizada, caso contrário, a desordem pode prejudicar o todo.

Controlar a quantidade de mercadoria a ser comprada é uma tarefa complexa e que necessita de planejamento, organização e gestão.

Comprar produtos em excesso resulta em desperdício de mercadoria e consequentemente prejuízo financeiro. Já a compra de poucos produtos, assim como a falta deles, pode gerar perdas de clientes por não atender seu pedido, afetando a lucratividade e a fidelidade.

Para evitar este tipo de problema é recomendado que se faça uma análise do fluxo de vendas e busque trabalhar com o estoque de acordo com a análise. Outro fator que pode ajudar é investir em sistemas que fazem esse trabalho de forma automatizada, auxiliando em todos os pontos a serem observados que podem passar despercebidos no papel e caneta.

 

Falta de Gestão financeira

Apesar de ser um dos pilares principais para manter qualquer negócio de pé, há empresários que não fazem gestão financeira. E isso pode acontecer por muitos motivos. Porém, a preocupação é quando as contas chegam.

Um dos motivos que impedem essa gestão eficiente são a falta de ferramentas de gestão. Como controlar entrada e saída de mercadoria, caixa, funcionários e demais afazeres diários sem ter uma visão ampla e precisa do negócio?

A falta de gestão financeira é o que leva a maioria dos estabelecimentos a falência, pois, se o financeiro não está estruturado é quase impossível dominar as outras áreas e se manter firme.

O que pode ajudar nestes casos é separar um tempo para que seja estudado maneiras de fazer a gestão financeira de forma eficiente sem deixar informações para trás e controlar mensalmente este setor.

 

Ausência de Marketing e tecnologia

Como pensar nos negócios atuais sem que eles estejam presentes na internet ou trabalhem ao menos sem um computador? Fica ainda mais evidente a necessidade quando falamos de negócios de sucesso.

Tudo que envolve tecnologia por si só está à frente. Mas é necessário ir além do que criar uma página ou usar planilhas. Melhorar os processos através dos benefícios que a tecnologia tem é o segredo para se manter atualizado e obter vantagens.

Um sistema de gerenciamento completo, por exemplo, traz vantagens a todo o estabelecimento. Desde a cozinha até o pedido que o garçom atende. Um restaurante que possui sistema de comanda eletrônica, sai a frente de um lugar que anota os pedidos no papel e que tem uma dinâmica demorada e sem graça.

Entre outras muitas funcionalidades como cardápio digital, forma de pagamento, sistema delivery que podem ajudar na praticidade, produtividade e modernização do ambiente. Neste sentido, o marketing exerce o papel de chegar até o consumidor certo, com a linguagem correta para atrair o público.

Empresas que demoram para aderir estes formatos já possuem desvantagem e agregam um ponto a mais para fechar as portas.

Vimos então que os principais erros podem ser evitados e com soluções atrativas que podem levar um estabelecimento da falência ao sucesso.

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