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Como manter suas vendas durante a pandemia?

A pandemia mudou de forma radical os hábitos e comportamentos de muitas pessoas, principalmente em relação ao trabalho. Um dos setores muito afetados foi o setor alimentício que sofreu com decretos que não permitem o atendimento presencial.

Dessa forma as vendas caíram de forma brusca, e quem não tinha estruturado o seu negócio de forma online e no delivery, sentiram ainda mais essa queda.
Vamos dar aqui algumas dicas de como manter as vendas do seu estabelecimento.

Diversifique a opção de entrega

As formas de entrega têm aumentado neste período, e é válido estar presente nos principais canais de entrega como Ifood, Uber Eats, Rappi e os demais que mudam conforme a localidade. Essa relação de entrega ainda pode ser estreitada pelas redes sociais e o WhatsApp. Os clientes gostam quando há mais de uma opção pois cada um tem maior acesso e facilidade com cada canal.

Divulgue de todas as formas e engaje seu público

De que adianta ter esses canais se as pessoas não sabem que ele existe? A divulgação é o propulsor do negócio, sem ela a sua mensagem não chega até o alvo. E se ela não chegar com a linguagem correta, será um trabalho em vão. Produza conteúdo que leve uma experiência legal mesmo de forma online já que não é possível de forma presencial.

Mostre sua humanidade

Momentos de crise são, também, momentos de vulnerabilidade. É impossível passar por um turbilhão como o novo coronavírus sem sofrer impacto algum na saúde mental. Por isso mesmo, é fundamental que as empresas saibam exercitar sua humanidade.

Comunicação empática e escuta ativa são grandes aliados de um processo de prospecção humanizado e personalizado.

São os pequenos detalhes e mudanças positivas que farão você vender, trabalhe com o que você tem em mãos e use esse momento para crescer. E, claro, como última e importante dica, invista na tecnologia!

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Tecnologia

Como escolher um sistema de delivery para o meu restaurante?

Temos visto a palavra delivery estampada em diversos lugares, nas redes sociais, em estabelecimentos, na televisão. Decorrente do momento em que vivemos em 2021 isso é mais que comum.

Alguns restaurantes, lanchonetes, bares já trabalhavam com esse formato, mas a grande demanda por conta das portas fechadas necessitou de um sistema estruturado que atendesse com excelência os pedidos do delivery.

Quem prontamente buscou uma solução saiu na frente, comparado aqueles que não procuraram melhorar. E qual o resultado de um estabelecimento não preparado? Menos pedidos, menos faturamento.

Ninguém tem paciência para demora, para pedido trocado e até pedido que nem foi anotado! Por isso estamos aqui para dar algumas dicas para que você escolha um bom sistema de delivery e possa aumentar a eficiência do seu restaurante!

O que avaliar na hora de escolher um sistema para delivery?

 

Confira se o sistema é de fácil implementação
De nada adianta ter um sistema se ele é de difícil entendimento e irá dar mais trabalho ainda mais a frente.

Verifique as opções de gerenciamento dos pedidos
É possível atualizar as etapas em que o pedido está? Há possibilidade de visualizar todos os dados daquele pedido como forma de pagamento, prato escolhido e dados do cliente? Esses são pontos importantes para não se perder e acabar errando, como acontece muito. Sabe aquele sábado à noite quando você pede pizza de calabresa e chega um x-salada? Então!

Veja se há integração com aplicativos
Se você trabalha com mais aplicativos esse é uma ferramenta importante para que o controle de onde as suas vendas são feitas estejam no relatório e você entenda melhor seus canais. Aliás, sistemas que possuem relatórios agregam mais valor.

Cadastro de funcionários e clientes
Imagine todas as vezes que um cliente fizer um pedido você tenha que colocar todos os dados dele de entrega? Na correria isso pode atrapalhar. Uns bancos de dados com os dados dos clientes agregam em diversos pontos tanto na fidelização com ações como para agilidade do processo. E com os funcionários cadastrados você pode ter controle de quem será o responsável por aquela entrega.

Bom, se ainda resta dúvidas quanto utilizar ou não um sistema, pare para pensar como é fazer todos os esses itens acima manualmente e como seria feito com de forma automatizada.

O Onchef apresenta todos os benefícios acima citados atrelados a muitas outras funcionalidades que irão melhorar e muito a sua produtividade.

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Tecnologia

Gestão financeira para restaurante

A gestão financeira para restaurante é o medidor da saúde do negócio, se tudo está organizado e planejado as coisas irão caminhar bem, mas caso algum ponto esteja com falhas, as consequências são desagradáveis.

Ter estratégias para a gestão financeira é o essencial na teoria, mas na prática nem todos os estabelecimentos conseguem se organizar por conta da rotina, correria, acumulo de funções e até falta de instruções.

Em momentos de crise, como na pandemia, o planejamento é ainda mais importante, sabendo que para muitos empreendedores o faturamento financeiro foi a área mais afetada.

Mas, se você deseja resultados positivos para o seu restaurante, é necessário começar a mudar alguns conceitos, se organizar e investir para deixar a gestão financeira do seu restaurante saudável.

O que é gestão financeira para restaurante?

Gestão financeira significa realizar atividades técnicas administrativas que incluem alguns pontos essenciais, como: planejar, analisar e controlar o financeiro completo do seu negócio.

Mas uma priorização errada nas atividades pode prejudicar e muito a gestão do restaurante, por isso a dedicação deve ser exclusiva para essa tarefa, apesar de complexa e com muitos fatores. E fica ainda mais difícil quando feita apenas manualmente ou sem organização de etapas, documentos, históricos entre outros elementos.

E outras atividades que envolvem todo andamento do restaurante também são de responsabilidade da gestão financeira, por exemplo o controle de entradas e saídas no fluxo de caixa, controle das contas a pagar e receber, controle de estoque, criação de metas e objetivos a serem atingidos.

Mas como melhorar a gestão financeira do meu restaurante?

Tenha um planejamento regular – é importante saber tudo o que acontece no restaurante, assim como ter previsões de algumas atividades que acontecerão. Além disso é necessário planejar estratégias para alavancar os negócios.

Levante as despesas e contas a pagar – com qual frequência você deixa isso de forma clara, visível e organizada? Se você não as organiza, como sabe as prioridades e como controla o caixa? Esse ponto é importante para que as contas estejam todas em dia.

Automatiza o máximo de tarefas – inovar é uma das chaves do crescimento e hoje, os softwares são uma ótima opção para quem deseja ter facilidade e produtividade. Eles atendem a muitas demandas que interferem diretamente na vida do empreendedor, dos funcionários e até dos clientes. Essa é a solução para muitas empresas que possuem uma gestão bem-feita e, consequentemente, mais sucesso.

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Tecnologia

OnChef x iFood: a integração que você precisa agora está On

Recentemente trouxemos um conteúdo afirmando que “a produtividade do seu estabelecimento é uma consequência do bom atendimento”, pois, bem, um bom atendimento começa pela agilidade. Já viu alguém com fome ter paciência? A resposta é não. Então, seja rápido.

Além de oferecer um sistema mais prático com todo o suporte necessário para a organização do seu estabelecimento, agora o OnChef também está integrado ao iFood. Isso significa que você não precisará aceitar o pedido no iFood e reescrevê-lo no seu sistema. Essa integração traz muitas vantagens ao seu estabelecimento, reduzindo a possibilidade de erros, além de poupar tempo. Assim é possível um atendimento mais eficiente.

Em apenas um clique, os pedidos do iFood são aceitos, enviados para a cozinha e cadastrados no software. Com todas as informações que você precisa reunida em apenas um lugar com relatórios completos, você prestará um melhor atendimento e entenderá melhor o seu negócio.

COMUNICAMOS QUE: não temos nenhum tipo de vínculo com o iFood, este é apenas um artigo para auxiliar as empresas.

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A produtividade do seu estabelecimento é uma consequência do bom atendimento

O que você considera um bom atendimento ao cliente no caso do seu estabelecimento? Antes de responder, lembre-se do seguinte: seu público é imediatista, independentemente da idade. Sabe por quê? Pessoas com fome costumam ser impacientes, querem um atendimento rápido e qualidade no serviço oferecido.

Agora, volta no início deste texto e tenta separar os principais motivos que fazem o seu cliente voltar ao seu bar, ou pizzaria, ou lanchonete, ou restaurante, ou hamburgueria, ou temakeria, ou restaurante oriental… seja qual for o cardápio que você oferece, a dica de hoje vale para você.

Nem sempre o atendimento está perfeito, mas o produto vale a pena. Então, dá para esperar duas horas até ser atendido, né? É um ponto fortíssimo ter um produto aprovado pelos clientes, mas, poxa, não dá para melhorar o atendimento e ser completo? Claro que dá!

Essa melhora depende de uma série de modificações que podem ser feitas no seu estabelecimento. Se você ainda utiliza o bloquinho de notas para os garçons anotarem os pedidos, a demora do atendimento já começa aí. Com o sistema OnChef sua empresa fica on em todos os quesitos: atendimento, processo de produção, qualidade, pagamento, estoque e relatórios necessários para avaliar a gestão.

Okay, mas como posso ter mais produtividade com o sistema OnChef? Simples. Com o sistema On o garçom não precisa mais de bloquinho de notas, porque ele vai utilizar a comanda eletrônica. Através do aplicativo no celular ele envia o pedido da mesa direto para a cozinha. Sem letras complicadas para ler, sem confusão. A demanda é rápida! Não tem como errar o pedido do cliente e isso já é um ponto a mais para o atendimento. Outro benefício da comanda eletrônica que facilita – e muito – a hora do pagamento é o fato de o cliente saber o quanto ele consumiu, inclusive tem acesso ao tempo de permanência na mesa com tudo o que foi consumido até o momento. Isso, sim, é comodidade, agilidade e segurança ao cliente.

São situações práticas que tornam o trabalho dos garçons, cozinha e caixa uma linguagem só. Menos erros, menos frustrações aos clientes e mais credibilidade. E aí, a produtividade só cresce.

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Bar do Mirim aprova o OnChef: saiba como o sistema de gestão aumentou a produtividade do estabelecimento

O Bar do Mirim existe há 33 anos e sua história começou como uma pequena mercearia. De degrau em degrau, o estabelecimento conquistou clientes em Osvaldo Cruz atraídos pelo bom papo e cerveja gelada quando passou a ser um bar – daqueles com vendas de cervejas, bebidas quentes, torresmo e salsicha em conserva.
Desde sempre era escolhido como destino por pessoas que queriam uma boa bebida em um local bom para colocar a conversa em dia. De lá pra cá, a clientela foi aumentando. Atraídos pelo Bar do Mirim, os amantes do local acompanharam sua evolução. Do espaço ao cardápio, o Mirim não parou de crescer e é hoje um dos bares mais famosos em Osvaldo Cruz e região.

Com toda certeza o lema do Bar do Mirim é a novidade constante, sempre evoluindo e surpreendendo seu público. E foi entre as novas mudanças que o On Chef passou a integrar a praticidade deste estabelecimento.

Fluxo de Atendimento

É incrível se comparado um ante e depois do On Chef quanto aos cuidados da gestão do Bar do Mirim e de todos os processos utilizados por eles no atendimento, cada vez melhor, aos clientes.

Justo em um momento de pandemia, quando o Bar do Mirim retomou seu atendimento presencial, o serviço que o On Chef oferece caiu como uma luva, já que se pode dispensar o trabalho de garçons mesa a mesa. O próprio cliente faz o pedido e o aplicativo se encarrega de enviá-lo á cozinha. Lá o pedido é impresso e entra para a fila de produção. Sem dúvidas, agora o atendimento do Bar do Mirim ganha tempo e o cliente ganha tudo que precisa para um excelente atendimento e sem confusões, porque através do aplicativo On Chef ele tem acesso ao tempo que realizou o pedido, o valor total de seu consumo na mesa, há quanto tempo está no local e isso torna o conforto do cliente muito melhor.

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3 erros que podem levar seu restaurante a falência

Existem erros comuns cometidos todos os dias por empresários do segmento de alimentação, assim como restaurantes que fecham as suas portas. Isso acontece por uma junção de ações erradas, repetições do erro e falta de gestão.

Essa é realidade de muitos restaurantes que muitas vezes se veem com salão vazio e nenhum lucro. Mas por que isso acontece?

Ter vantagem competitiva no mercado é um desafio constante, dessa forma quem não possui um diferencial acaba ficando para trás.

Por este motivo é importante que donos de restaurantes estejam atentos ao mercado. Pensando nisso, listamos alguns erros podem estar acontecendo no seu restaurante para que você corrija e aumente o faturamento.

 

3 erros comuns que os donos de restaurantes devem evitar:

Falta de controle de estoque

O estoque é um ponto muito importante para os estabelecimentos alimentícios.  Se há uma boa gestão de estoque outros fatores também caminham de forma organizada, caso contrário, a desordem pode prejudicar o todo.

Controlar a quantidade de mercadoria a ser comprada é uma tarefa complexa e que necessita de planejamento, organização e gestão.

Comprar produtos em excesso resulta em desperdício de mercadoria e consequentemente prejuízo financeiro. Já a compra de poucos produtos, assim como a falta deles, pode gerar perdas de clientes por não atender seu pedido, afetando a lucratividade e a fidelidade.

Para evitar este tipo de problema é recomendado que se faça uma análise do fluxo de vendas e busque trabalhar com o estoque de acordo com a análise. Outro fator que pode ajudar é investir em sistemas que fazem esse trabalho de forma automatizada, auxiliando em todos os pontos a serem observados que podem passar despercebidos no papel e caneta.

 

Falta de Gestão financeira

Apesar de ser um dos pilares principais para manter qualquer negócio de pé, há empresários que não fazem gestão financeira. E isso pode acontecer por muitos motivos. Porém, a preocupação é quando as contas chegam.

Um dos motivos que impedem essa gestão eficiente são a falta de ferramentas de gestão. Como controlar entrada e saída de mercadoria, caixa, funcionários e demais afazeres diários sem ter uma visão ampla e precisa do negócio?

A falta de gestão financeira é o que leva a maioria dos estabelecimentos a falência, pois, se o financeiro não está estruturado é quase impossível dominar as outras áreas e se manter firme.

O que pode ajudar nestes casos é separar um tempo para que seja estudado maneiras de fazer a gestão financeira de forma eficiente sem deixar informações para trás e controlar mensalmente este setor.

 

Ausência de Marketing e tecnologia

Como pensar nos negócios atuais sem que eles estejam presentes na internet ou trabalhem ao menos sem um computador? Fica ainda mais evidente a necessidade quando falamos de negócios de sucesso.

Tudo que envolve tecnologia por si só está à frente. Mas é necessário ir além do que criar uma página ou usar planilhas. Melhorar os processos através dos benefícios que a tecnologia tem é o segredo para se manter atualizado e obter vantagens.

Um sistema de gerenciamento completo, por exemplo, traz vantagens a todo o estabelecimento. Desde a cozinha até o pedido que o garçom atende. Um restaurante que possui sistema de comanda eletrônica, sai a frente de um lugar que anota os pedidos no papel e que tem uma dinâmica demorada e sem graça.

Entre outras muitas funcionalidades como cardápio digital, forma de pagamento, sistema delivery que podem ajudar na praticidade, produtividade e modernização do ambiente. Neste sentido, o marketing exerce o papel de chegar até o consumidor certo, com a linguagem correta para atrair o público.

Empresas que demoram para aderir estes formatos já possuem desvantagem e agregam um ponto a mais para fechar as portas.

Vimos então que os principais erros podem ser evitados e com soluções atrativas que podem levar um estabelecimento da falência ao sucesso.

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O controle de estoque do seu estabelecimento está desorganizado? Saiba como melhorar

Todo restaurante precisa manter bem organizado seus produtos e materiais em estoque para conseguir prestar um serviço de qualidade e evitar ao máximo erros por conta do estoque. E isso pode ser possível através de um sistema para restaurante.

Um controle de estoque de restaurante eficiente evita perdas e a falta de produtos, além de influenciar diretamente no financeiro e no atendimento da empresa.

Alguns erros comuns acontecem com muitos restaurantes que se perdem na organização por conta de quantidade de estoque e a movimentação diárias, além do acumulo de funções por conta de quem cuida do estoque, que muitas vezes cuida também do caixa, cozinha, salão, entre outros.

Em algumas situações o planejamento manual, sem um controle fixo, pode te deixar na mão. Acontece muito também o fato da comunicação entre partes do restaurante não serem precisas e gerar ruídos entre setores, que, necessariamente precisaria de uma comunicação limpa.

São esses e diversos problemas que restaurantes, bares e lanchonetes enfrentam devido a falta do controle de estoque.

 

Mas como melhorar a gestão do meu estoque?

O controle do estoque necessita de atenção para as seguintes atividades: vendas, compras, movimentações, transferência, relatórios, fornecedores. E dar conta de todos esses pontos manualmente ou com milhares de planilhas, pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando há demais coisas a fazer.

Por isso a tecnologia traz vantagens para que tudo seja feito com maior praticidade, facilidade e organização. Os sistemas de controle de estoque são uma opção no mercado que tem ajudado muitos donos de estabelecimento ter maior produtividade e assertividade, sem chances de erros e prejuízos.

 

Quais as vantagens e atribuições de um controle de estoque feito por um sistema?

Não há quem não queiria ter o estoque todo organizado, facilidade de cadastro de notas, movimentações documentadas e automáticas, né? Os sistemas de gestão para empresas de alimentação cumprem esses benefícios.

 

Maior organização do estoque

O controle de estoque, pode organizar seu estabelecimento e acabar com os erros e dores de cabeça. De forma mais rápida e objetiva você pode organizar todos os seus produtos por categorias, classificando-os, de forma que poderá ajudar na conferência e controle.

Manualmente essa tarefa demandaria muito tempo e estaria suscetível a erros com maior facilidade, além de que a consulta destes produtos é mais dificultosa.

 

Ficha técnica

Com o cardápio do seu bar, restaurante ou lanchonete em mãos é imprescindível que você tenha também a Ficha Técnica. Ela é utilizada em qualquer cozinha de restaurante e quanto maior o grau de precisão mais fácil de administrar o negócio.

Uma das dificuldades encontradas pelo dono ou gestor dos estabelecimentos de alimentos e bebidas é conseguir quantificar os custos de produção.

A Ficha Técnica contém o custo de cada ingrediente, a quantidade que vai no cardápio e o custo de cada produção.  E conhecer a margem real de lucro só é possível se conhecer com o custo efetivo.

Com essas informações fica também mais fácil para fazer a retirada e controle do seu estoque.

 

Entrada e retirada de estoque

As conferências de entrada de mercadorias passam muitas vezes despercebidas pelos proprietários, mas essa tarefa merece atenção. Dados importantes como data de entrega, quantidade e dados do registro devem ser feitos assim que recebidos e com o sistema de gestão o lançamento de compras é facilitado permitindo o controle de custo.

Já o controle de retirada de mercadorias ajuda na organização do que está em falta e nas compras de produtos. Se controlada pelo sistema, a possibilidade de erro é menor, por exemplo, a falta de produtos em dia de funcionamento do estabelecimento.

 

Custo-benefício

O custo-benefício se torna um ponto interessante visto as vantagens que o sistema de gestão gera para o estabelecimento de forma geral. A produtividade, otimização de espaço e tempo trazem benefícios no resultado final.

 

Conclusão

Parece mentira, mas é possível não precisar mais perder tempo contado estoque, nem sofrendo com ficha técnica no papel e muito menos com planilhas extensas e confusas.

Por fim, administrar corretamente o estoque, ajuda criando uma rotina sobre o que precisa ser comprado, o que não serve mais e o que ainda está em uma quantidade adequada. Dessa maneira ainda há como estar atento a preços atrativos e condições de pagamento vantajosas.

O estabelecimento só tem a ganhar com a tecnologia dos sistemas de gestão de controle de estoque, e uma ajuda no gerenciamento junto com o crescimento do negócio é sempre bem-vinda.

A melhor solução hoje do mercado tem sido o investimento em automatizações. A integração de todo o restaurante unido a tecnologia na mão do cliente e do funcionário como cardápio digital, comanda eletrônica, controle de mesas trazem maior retorno financeiro.

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Como funciona e qual a importância de um sistema de gerenciamento para restaurantes e lanchonetes?

Sabemos que um restaurante possui muitos processos para que ocorra um bom funcionamento do estabelecimento. E que, como em qualquer tipo de negócio, contratar um sistema de gestão de restaurantes ajuda a gerir com mais eficiência.

Quem gerencia um estabelecimento sabe o quanto é difícil cuidar de todos os detalhes do negócio: controle de caixa, pedidos, documentos fiscais, estoques controle de entregas, fornecedores, funcionários, clientes e por aí vai.

Com tantas coisas para de preocupar é comum que os profissionais precisem de ajuda, principalmente se for para automatizar atividades.

Neste artigo você vai entender a importância e como funciona um sistema de gestão para restaurantes.

 

Por que os sistemas de gestão são importantes para os restaurantes?

Pequenos erros, dores de cabeça, processos embaraçosos podem levar a empresa a um desgaste contínuo, que pode comprometer o funcionamento do restaurante. Além disso quem nunca se deparou com clientes insatisfeitos, impacientes e reclamações por falhas de gestão.

 

Automação de etapas

A automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam diversas tarefas e atividades. Dentro de um restaurante a automação pode poupar o tempo dos funcionários e oferecer uma experiência diferente para setores que por conta de trabalhos manuais, acabam não tendo 100% de aproveitamento da sua produtividade.

Imagine que um restaurante realize entregas e atenda presencialmente, os pedidos estão chegando e é preciso atender os clientes e anotar cada um deles. Além isso ainda é preciso realizar o cadastro de cada um dos consumidores, controlar o estoque, monitorar cozinha, entregas e salão. Esses trabalhos demandam muito tempo.

A tecnologia possibilita que esse serviço seja realizado em um tempo menor e carecem de menos esforços otimizando o tempo e aumentando a eficiência.

 

Qualidade e produtividade

Um sistema de gestão impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos e na produtividade dos funcionários. O auxílio da tecnologia traz ferramentas que mostram detalhes que por muitas vezes podem passar despercebidos e merecem a devida atenção, dessa forma, alguns pontos podem ser ajustados e a dedicação aumenta.

A diminuição de erros por parte do sistema de gerenciamento pode gerar uma redução de custos, benefício direto para o seu restaurante, lanchonete e similares.

Confira algumas funcionalidades mais importantes que um sistema de gerenciamento deve ter:

  • Comanda eletrônica;
  • Fluxo de caixa;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Controle de estoque;
  • Ficha técnica de produtos;
  • Integração com apps;
  • Financeiro.

Essas funcionalidades são essenciais para que todas as áreas do setor estejam automatizadas e conversem entre si.

No entanto, é valido observar todas as funcionalidades do sistema para que você não saia no prejuízo, pois existem soluções que podem trazer mais dores de cabeça. Pesquise e estude para escolher a melhor solução e que se adapte as necessidades do seu estabelecimento.

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Tecnologia

5G no Brasil retoma discussões para sua concessão em 2020

A tecnologia 5G é a rede de internet móvel de quinta geração que possibilita cobertura mais ampla, estável e velocidades de download ainda maiores. Além de propiciar mais “conversa” entre as máquinas, porque permite a conexão entre outros objetos, não apenas entre telefones, caracterizando a Internet das Coisas.

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