Tecnologia

O controle de estoque do seu estabelecimento está desorganizado? Saiba como melhorar

Todo restaurante precisa manter bem organizado seus produtos e materiais em estoque para conseguir prestar um serviço de qualidade e evitar ao máximo erros por conta do estoque. E isso pode ser possível através de um sistema para restaurante.

Um controle de estoque de restaurante eficiente evita perdas e a falta de produtos, além de influenciar diretamente no financeiro e no atendimento da empresa.

Alguns erros comuns acontecem com muitos restaurantes que se perdem na organização por conta de quantidade de estoque e a movimentação diárias, além do acumulo de funções por conta de quem cuida do estoque, que muitas vezes cuida também do caixa, cozinha, salão, entre outros.

Em algumas situações o planejamento manual, sem um controle fixo, pode te deixar na mão. Acontece muito também o fato da comunicação entre partes do restaurante não serem precisas e gerar ruídos entre setores, que, necessariamente precisaria de uma comunicação limpa.

São esses e diversos problemas que restaurantes, bares e lanchonetes enfrentam devido a falta do controle de estoque.

 

Mas como melhorar a gestão do meu estoque?

O controle do estoque necessita de atenção para as seguintes atividades: vendas, compras, movimentações, transferência, relatórios, fornecedores. E dar conta de todos esses pontos manualmente ou com milhares de planilhas, pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando há demais coisas a fazer.

Por isso a tecnologia traz vantagens para que tudo seja feito com maior praticidade, facilidade e organização. Os sistemas de controle de estoque são uma opção no mercado que tem ajudado muitos donos de estabelecimento ter maior produtividade e assertividade, sem chances de erros e prejuízos.

 

Quais as vantagens e atribuições de um controle de estoque feito por um sistema?

Não há quem não queiria ter o estoque todo organizado, facilidade de cadastro de notas, movimentações documentadas e automáticas, né? Os sistemas de gestão para empresas de alimentação cumprem esses benefícios.

 

Maior organização do estoque

O controle de estoque, pode organizar seu estabelecimento e acabar com os erros e dores de cabeça. De forma mais rápida e objetiva você pode organizar todos os seus produtos por categorias, classificando-os, de forma que poderá ajudar na conferência e controle.

Manualmente essa tarefa demandaria muito tempo e estaria suscetível a erros com maior facilidade, além de que a consulta destes produtos é mais dificultosa.

 

Ficha técnica

Com o cardápio do seu bar, restaurante ou lanchonete em mãos é imprescindível que você tenha também a Ficha Técnica. Ela é utilizada em qualquer cozinha de restaurante e quanto maior o grau de precisão mais fácil de administrar o negócio.

Uma das dificuldades encontradas pelo dono ou gestor dos estabelecimentos de alimentos e bebidas é conseguir quantificar os custos de produção.

A Ficha Técnica contém o custo de cada ingrediente, a quantidade que vai no cardápio e o custo de cada produção.  E conhecer a margem real de lucro só é possível se conhecer com o custo efetivo.

Com essas informações fica também mais fácil para fazer a retirada e controle do seu estoque.

 

Entrada e retirada de estoque

As conferências de entrada de mercadorias passam muitas vezes despercebidas pelos proprietários, mas essa tarefa merece atenção. Dados importantes como data de entrega, quantidade e dados do registro devem ser feitos assim que recebidos e com o sistema de gestão o lançamento de compras é facilitado permitindo o controle de custo.

Já o controle de retirada de mercadorias ajuda na organização do que está em falta e nas compras de produtos. Se controlada pelo sistema, a possibilidade de erro é menor, por exemplo, a falta de produtos em dia de funcionamento do estabelecimento.

 

Custo-benefício

O custo-benefício se torna um ponto interessante visto as vantagens que o sistema de gestão gera para o estabelecimento de forma geral. A produtividade, otimização de espaço e tempo trazem benefícios no resultado final.

 

Conclusão

Parece mentira, mas é possível não precisar mais perder tempo contado estoque, nem sofrendo com ficha técnica no papel e muito menos com planilhas extensas e confusas.

Por fim, administrar corretamente o estoque, ajuda criando uma rotina sobre o que precisa ser comprado, o que não serve mais e o que ainda está em uma quantidade adequada. Dessa maneira ainda há como estar atento a preços atrativos e condições de pagamento vantajosas.

O estabelecimento só tem a ganhar com a tecnologia dos sistemas de gestão de controle de estoque, e uma ajuda no gerenciamento junto com o crescimento do negócio é sempre bem-vinda.

A melhor solução hoje do mercado tem sido o investimento em automatizações. A integração de todo o restaurante unido a tecnologia na mão do cliente e do funcionário como cardápio digital, comanda eletrônica, controle de mesas trazem maior retorno financeiro.

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Como funciona e qual a importância de um sistema de gerenciamento para restaurantes e lanchonetes?

Sabemos que um restaurante possui muitos processos para que ocorra um bom funcionamento do estabelecimento. E que, como em qualquer tipo de negócio, contratar um sistema de gestão de restaurantes ajuda a gerir com mais eficiência.

Quem gerencia um estabelecimento sabe o quanto é difícil cuidar de todos os detalhes do negócio: controle de caixa, pedidos, documentos fiscais, estoques controle de entregas, fornecedores, funcionários, clientes e por aí vai.

Com tantas coisas para de preocupar é comum que os profissionais precisem de ajuda, principalmente se for para automatizar atividades.

Neste artigo você vai entender a importância e como funciona um sistema de gestão para restaurantes.

 

Por que os sistemas de gestão são importantes para os restaurantes?

Pequenos erros, dores de cabeça, processos embaraçosos podem levar a empresa a um desgaste contínuo, que pode comprometer o funcionamento do restaurante. Além disso quem nunca se deparou com clientes insatisfeitos, impacientes e reclamações por falhas de gestão.

 

Automação de etapas

A automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam diversas tarefas e atividades. Dentro de um restaurante a automação pode poupar o tempo dos funcionários e oferecer uma experiência diferente para setores que por conta de trabalhos manuais, acabam não tendo 100% de aproveitamento da sua produtividade.

Imagine que um restaurante realize entregas e atenda presencialmente, os pedidos estão chegando e é preciso atender os clientes e anotar cada um deles. Além isso ainda é preciso realizar o cadastro de cada um dos consumidores, controlar o estoque, monitorar cozinha, entregas e salão. Esses trabalhos demandam muito tempo.

A tecnologia possibilita que esse serviço seja realizado em um tempo menor e carecem de menos esforços otimizando o tempo e aumentando a eficiência.

 

Qualidade e produtividade

Um sistema de gestão impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos e na produtividade dos funcionários. O auxílio da tecnologia traz ferramentas que mostram detalhes que por muitas vezes podem passar despercebidos e merecem a devida atenção, dessa forma, alguns pontos podem ser ajustados e a dedicação aumenta.

A diminuição de erros por parte do sistema de gerenciamento pode gerar uma redução de custos, benefício direto para o seu restaurante, lanchonete e similares.

Confira algumas funcionalidades mais importantes que um sistema de gerenciamento deve ter:

  • Comanda eletrônica;
  • Fluxo de caixa;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Controle de estoque;
  • Ficha técnica de produtos;
  • Integração com apps;
  • Financeiro.

Essas funcionalidades são essenciais para que todas as áreas do setor estejam automatizadas e conversem entre si.

No entanto, é valido observar todas as funcionalidades do sistema para que você não saia no prejuízo, pois existem soluções que podem trazer mais dores de cabeça. Pesquise e estude para escolher a melhor solução e que se adapte as necessidades do seu estabelecimento.

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Facebook vai banir crianças e adolescentes que se dizem maiores de idade nas redes

Todo usuário do Facebook, ao se cadastrar na rede social, precisa marcar que “leu e concorda” os termos descritos, que dize que não pode ser usado se for menor de 13 anos. Mesmo assim, isso não impede que crianças mais jovens abram contas no site.

Levando em consideração o fato, o Facebook optou por adotar uma postura mais rígida contra a entrada de crianças na rede social. A empresa irá passar a banir perfis suspeitos de pertencerem a pessoas menores de 13 anos sem aviso prévio, disse o TechCrunch.

Atualmente, a política usada pelo Facebook é banir perfis de crianças quando são denunciadas e avaliadas por terem mentido a idade. A partir de agora, as contas serão bloqueadas após serem investigadas por qualquer outro motivo, comunicou a empresa.

Assim, caso um usuário seja denunciado por usar a foto de outra pessoa, e o Facebook descobrir através de uma apuração que o perfil pertence a uma criança menor de 13 anos, a conta em questão será bloqueada de qualquer modo.

Para recuperar a conta, caso tenha sido bloqueado por engano, o usuário terá que apresentar ao Facebook uma “prova” de que não mentiu a idade, como um documento pessoal com foto, ou mesmo a certidão de nascimento.

A medida começou a ser tomada após uma reportagem no Reino Unido denunciar uma política de “vista grossa” em agências terceirizadas encarregadas de revisar o conteúdo postado no Facebook, o que quebraria as regras do Facebook.

De acordo com um funcionário de uma agência chamada CPL Resources, na Irlanda, ele foi instruído a ignorar perfis que pareciam de menores de 13 anos.

“Só precisamos que a pessoa admita que é menor de idade. Se não, não apenas fingimos que somos cegos”.

O Facebook não aceitou a reportagem e disse que todo o trabalho de agências terceirizadas é checado uma segunda vez por funcionários da própria rede social. Mesmo assim, a companhia afirmou que está reforçando o trabalho.

font: https://www.evidenciador.com.br/acontece/tecnologia/facebook-vai-banir-criancas-e-adolescentes-que-se-dizem-maiores-de-idade-nas-redes/

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Celulares irregulares serão bloqueados

Clientes de operadoras de telefonia celular de dez estados, incluindo o Rio, que usam aparelhos irregulares começaram a receber neste domingo mensagens de alerta sobre possível bloqueio dos equipamentos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou no domingo a segunda etapa do projeto ‘Celular Legal’, que visa retirar de circulação aparelhos irregulares adquiridos a partir do último fim de semana. A medida já estava valendo em Goiás e Distrito Federal. A expectativa é de que até meados de 2019, mais de 800 mil celulares sejam bloqueados.

A terceira fase, em que serão feitos os bloqueios, ocorre em 8 de dezembro. Segundo as recomendações da Anatel, os usuários que forem notificados devem buscar providências, como procurar o vendedor do aparelho.

No Rio, um dos pontos em que mais ocorrem operações para coibir venda e receptação de aparelhos irregulares é a região da Rua Uruguaiana, no Centro. Não à toa. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que de janeiro a agosto deste ano, o número de roubos no entorno aumentou 11% em relação ao mesmo período de 2017. Em todo o estado, este tipo de crime cresceu 9%, ultrapassando a marca de 17 mil casos.

Segundo a Anatel, são considerados irregulares celulares extraviados, roubados, clonados ou que ainda não foram aprovados pela agência. Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, estão entre os estados que passam a contar com a medida.

“É muito importante sabermos a procedência dos aparelhos que compramos. Se antes já tomava cuidado, agora vou redobrar a atenção”, garante o técnico em mecânica Felipe de Oliveira, 28 anos.

Já a professora Laisla Oliveira, 29, diz que a medida é válida, mas que não a preocupa. “É iniciativa deveria partir das próprias pessoas. Minha criação não me permite comprar celular roubado ou adulterar o aparelho. Mas como tem quem compre e quem venda, é algo (o bloqueio) necessário”, afirma.

Veja como conferir a identificação

Assim como todo cidadão, cada equipamento tem o seu número de identificação, algo como o número do CPF. No caso dos aparelhos, este código chama-se IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e fica sempre na parte interna, onde fica a bateria .

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há grande chance de ser irregular.Durante os próximos dois meses e meio, os usuários de celulares irregulares receberão mensagens da Anatel informando que o aparelho poder ser bloqueado. O cliente terá esse período contestar a loja onde comprou, se for o caso, devolvê-lo ou então trocar o produto.

O bloqueio dos aparelhos será feito a partir de 8 de dezembro. A última mensagem, na véspera do bloqueio, apresentará o seguinte conteúdo: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal ou ligue *XXXX”.

fonte: https://www.evidenciador.com.br/acontece/celulares-irregulares-passam-a-ser-bloqueados/

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